Projeto Tênis na Lagoa > Blog  > Não é só Tênis  > Projeto Tênis Lagoa – 19 anos: como tudo começou

Projeto Tênis Lagoa – 19 anos: como tudo começou

O tênis no Brasil e no mundo, de forma geral, ainda pode ser considerado como um esporte voltado para elite, para quem tem condições financeiras de arcar com o alto custo da modalidade, mas não para o amante incondicional do esporte e fundador do Projeto Tênis Lagoa – Alexandre Borges. No próximo dia 19 de junho de 2023, projeto criado por Alexandre completará 19 anos de vida, com muito trabalho e dedicação para levar o esporte para crianças e jovens desfavorecidos economicamente.

Um projeto formado e conduzido com amor desde o seu início e nas palavras do próprio: “Eu sempre fui apaixonado pelo esporte e também amo trabalhar com crianças, tanto que me tornei professor de tênis. O tênis é um esporte caro e poucas crianças conseguem ter acesso, aprender. Então um dos objetivos da criação do Tênis da Lagoa foi dar essa oportunidade e tentar de alguma forma potencializar e popularizar um pouco o esporte que amo. Além disso, sempre vi o esporte com uma grande ferramenta de inclusão social. Então acredito que essas foram as principais motivações.”

Alexandre Borges, Thomaz Koch e Dona Goncala cortam o bolo na festa de 19 anos do projeto.

Ao longo de todos esses anos, o Tênis Lagoa conseguiu impactar a vida de mais de 4.000 mil crianças. Com as suas aulas dinâmicas e apoio de diversos apadrinhamentos e contribuições, o que começou como algo pequeno hoje é referência tanto no Brasil quanto no mundo em termos de ONG de inclusão para amparar e desenvolver crianças e jovens do Rio de Janeiro.

Mas a caminhada não foi fácil até aqui, segundo Alexandre, os primeiros passos do Tênis Lagoa foram os mais desafiadores, apesar do apoio imediato de um grande nome do esporte: “Foi bem bacana. Nós temos desde o início do projeto o Thomaz Koch como nosso padrinho, que é um dos grandes ícones do tênis brasileiro. Claro que no início as pessoas não conheciam, começamos
com um grupo pequeno que foi crescendo aos poucos. As crianças foram gostando, o projeto foi sendo reconhecido e hoje já são 19 anos.”

Fundado em 2004, o Projeto Tênis na Lagoa surgiu inicialmente como uma iniciativa particular para atender crianças e adolescentes de comunidades do Rio de Janeiro. Em 2019, o projeto tornou-se Instituto Mirania Gomes Borges em homenagem à mãe de Alexandre. Com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da prática esportiva, o
projeto recebeu autorização da Prefeitura do Rio para utilizar as quadras públicas localizadas em frente ao Clube Monte Líbano, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Teve início assim, a oferta gratuita de aulas de tênis para a população em vulnerabilidade social da região. Isso só comprova o comprometimento e a dedicação do Alexandre e de todos os voluntários e parceiros que fazem parte do Tênis Lagoa. Quando dizem que o esporte salva vidas, não é simplesmente uma força de expressão.

O amor e o respeito pela modalidade, assim como o apreço e zelo por todos os jovens que já participaram e estão no projeto ainda hoje é a maior demonstração de que tudo é possível, desde que exista vontade, disponibilidade e uma dose de acreditar em fazer dar certo. 19 Anos não é pouca coisa e está muito longe de ser o fim dessa jornada.

Parabéns, Alexandre Borges e todos que contemplam e admiram um esporte que um dia já foi tão celebrado pelos brasileiros. Ainda voltaremos a vibrar, independente da classe social, com tenistas nacionais disputando grandes competições e o Tênis Lagoa certamente terá  a sua importancia nesse processo.

Texto: Guilherme Jr.

Gregorio Csbm

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Translate »