O Projeto
Fundado em 2004 por Alexandre Borges, professor e apaixonado por tênis desde a infância, o Projeto Tênis na Lagoa surgiu inicialmente como uma iniciativa particular para atender crianças e adolescentes de comunidades do Rio de Janeiro. Em 2020, o projeto tornou-se Instituto Mirania Gomes Borges em homenagem à mãe de Alexandre.
Com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da prática esportiva, o projeto recebeu autorização da Prefeitura do Rio para utilizar as quadras públicas localizadas em frente ao Clube Monte Líbano, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Teve início assim, a oferta gratuita de aulas de tênis para a população em vulnerabilidade social da região.
Tendo como princípios a construção coletiva, o respeito à diversidade, a educação integral e a autonomia, o Tênis na Lagoa começou atendendo inicialmente cerca de 60 crianças de comunidades próximas.
Hoje, mais de 180 crianças e adolescentes são atendidos pelo projeto não apenas com aulas de tênis, mas acompanhamento psicológico, aulas de inglês, passeios educativos, entre outras atividades. Aqueles que se destacam têm ainda a oportunidade de integrar a equipe de competição, representando o Tênis na Lagoa em viagens por todo o país.
Atualmente, Alexandre conta com a ajuda de sua esposa, Paula Borges, um grupo de voluntários e alguns apoiadores conhecidos, como o ex-tenista Thomaz Koch, padrinho do projeto desde a sua fundação. Mais de 15 anos após o início das atividades, 3.500 crianças já tiveram sua vida impactada pelo Tênis na Lagoa.
Muito além de forehands e backhands, o objetivo do projeto é proporcionar a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento integral de pessoas em vulnerabilidade social por meio da força de transformação do esporte.
Thomaz Koch - O Padrinho
Como melhorar um golpe, o tempo da bola, como girar o corpo ou a postura… Dicas de ouro, especialmente quando vêm do precursor de todas as alegrias do esporte nacional. E é o que acontece cada vez que o ex-tenista Thomaz Koch visita as aulas do projeto.
Atento à função de padrinho, que abraçou há mais de 15 anos, o primeiro grande tenista brasileiro acredita que a principal conquista é a formação de pessoas, mais do que de atletas. “O que vemos aqui são crianças educadas, que dividem o material, respeitam o colega e dão vez ao outro. São habilidades sociais que levam para a vida, independente de continuarem jogando tênis”, diz Koch.
Nascido em Porto Alegre, Thomaz Koch é de um tempo em que pouco se falava sobre tênis no Brasil que, com poucos campeonatos nacionais, praticamente não via seus atletas jogarem. Com resultados inéditos para o país, as conquistas de Koch abriram portas para revelar novos talentos para o esporte e despertaram a atenção da opinião pública.
Número um na categoria júnior mundial em 1963 e do Brasil por 15 anos, foi vencedor do torneio de Caracas em 1971. Chegou à finais de Grand Slams, como U.S Open, Winbledon e Roland Garros – que venceu, mais tarde, na categoria duplas mistas (Roland Garros, 1975).
Alexandre - O Fundador
Ninguém sabe onde começa o Projeto Tênis na Lagoa e onde termina Alexandre Borges, seu fundador. Tudo ali na quadra da Lagoa tem o toque do professor, que faz questão de acompanhar cada passo de crianças. “A minha estratégia é simples – conhecer as famílias dos alunos, dar muito amor, carinho e atenção, e mostrar que, através do tênis, elas podem despertar para oportunidades melhores na vida”, diz.
Foi o pai que notou o fascínio de Alexandre pelo tênis, aos 6 anos de idade, enquanto assistiam juntos a uma partida pela TV. Sugeriu levá-lo para fazer aulas, sem fazer ideia de que seria definitivo: são mais de 30 anos dedicados ao esporte.
Fã do ex-tenista Thomaz Koch, que abraçou o projeto como padrinho desde a fundação, Alexandre chegou a jogar profissionalmente, mas ensinar passou a ser a sua atividade preferida. Hoje, além do projeto, dedica-se a formar novos tenistas e a aprimorar os fundamentos de muitos outros. O tempo que sobra, usa para torcer pelo Fluminense, seu clube de coração!
Apoiadores Ilustres
Além de Thomaz Koch, o Tênis na Lagoa tem a honra de contar com diversos apoiadores ilustres como Malu Mader, Helio De La Peña, Joana Cortês, Carol Barcellos, Letícia Birkheuer, Milton Guedes, e os tenistas Guga, Bia Haddad e Juan Pablo.
Atividades desenvolvidas atualmente
- Aulas de tênis – como o próprio nome sugere, o projeto acredita que uma bolinha, uma raquete e muita dedicação podem contribuir de várias formas para o desenvolvimento de habilidades que vão muito além da quadra.
- Acompanhamento psicológico – ao longo da jornada, o acompanhamento feito pelos voluntários do projeto é de extrema importância para o bom desenvolvimento físico e emocional dos alunos.
- Aulas de inglês – pensando no futuro e na importância do estudo de outros idiomas no mundo atual, o projeto tem parceria com instituições que oferecem gratuitamente o ensino de inglês para os jovens participantes.
- Palestras de jogadores profissionais – palestras com histórias inspiradoras e aprendizados que só a experiência pode trazer são mais uma forma de contribuir para o crescimento dos nossos atletas.
- Passeios esportivos e culturais – idas a campeonatos, museus, sessões de teatro e cinema compõem os esforços do Tênis na Lagoa em expandir os horizontes culturais dos alunos.