Projeto Tênis na Lagoa > Blog  > Projeto Tênis na Lagoa retoma aulas presenciais

Projeto Tênis na Lagoa retoma aulas presenciais

Paralisadas desde março por conta da pandemia de COVID-19, aulas retornaram em outubro

Para os alunos do Tênis na Lagoa, outubro foi o mês de volta às aulas.  Visando garantir a segurança das crianças e adolescentes do Projeto, todas as atividades foram suspensas em 16 de março deste ano. Somente com a liberação da prática de esportes ao ar livre pela Prefeitura do Rio que o Projeto retornou. O processo foi feito inicialmente com as equipes de competição e atende agora a todos os alunos.

Foto: Charles, professor auxiliar do TNL, fazendo o uso de máscara durante a aula

Em tempos de COVID-19, o tênis se mostrou uma das modalidades mais seguras. Isso por conta da distância entre os atletas na quadra, além de ser um esporte praticado ao ar livre e sem contato físico. Um recente levantamento da Associação Médica do Texas, nos Estados Unidos, considerou o risco de contágio durante partidas de tênis como baixíssimo. Fato que coloca a modalidade no mesmo patamar de atividades como acampar e abastecer um carro, por exemplo.

Ainda assim, medidas de segurança foram adotadas pela organização do Projeto. “Além do uso de máscaras sempre que necessário, cada aluno deve levar seu álcool em gel e garrafa de água. Pedimos pra que eles higienizem as mãos ao fim de cada atividade para diminuir ainda mais os riscos”, diz Paula Borges, cofundadora do TNL. Outra medida foi a abertura de novos horários para que as aulas ocorram com a quantidade de alunos reduzida.

Apesar de todas as normas visando a segurança dos participantes, alguns pais ainda não se sentiram à vontade em levar seus filhos às quadras novamente. “Nós respeitamos essa decisão e estaremos aqui aos que quiserem voltar”, diz Paula. “Mas aos poucos eles estão vindo. Os responsáveis estavam preocupados que as crianças estavam muito tempo dentro de casa e felizmente estamos voltando”, conta.

A preocupação com o longo tempo dos alunos em isolamento fez com que o Projeto buscasse alternativas. Durante a pandemia foram sugeridos exercícios físicos que pudessem ser feitos em casa pelas crianças. Além disso, todas as atividades realizadas pela equipe de Psicologia do TNL, desde o acompanhamento individual dos atletas até debates sobre diferentes temas, foram transferidas para o on-line.

As reuniões virtuais ocorreram semanalmente e ajudaram a quebrar a rotina dos participantes. Foram realizados encontros com o objetivo de desenvolver habilidades como criatividade e capacidade de imaginação, aulas de culinária, além de encontros sobre profissões e empreendedorismo. “Também realizamos debates sobre temas atuais como o racismo no esporte e pretendemos dar continuação à ideia”, conta Marcela Laino, voluntária da equipe de Psicologia.

Foi aberto, ainda, um espaço de apoio às mães dos atletas durante a pandemia. “Com os filhos em casa, a gente sabe que é uma situação que gera estresse, principalmente em termos de saúde mental, então abrimos essas rodas de conversa com elas durante algumas semanas”, conta Marcela. Agora, com os cuidados redobrados e o carinho de sempre, o Projeto finalmente vai poder voltar a cumprir sua função da melhor forma: de dentro pra fora das quadras.

Share

Laryssa Bach

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Translate »