
Um bate-papo com Evellyn Santos, psicóloga do esporte.
Desde 2022, Evellyn atua como psicóloga do esporte e viu no Tênis na Lagoa uma oportunidade para colocar em prática o conhecimento adquirido em sua graduação.
Os atendimentos realizados são em sessões individuais e em grupo, onde são trabalhadas dinâmicas para fortalecimento emocional, autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Durante os três anos de projeto, ela percebe que a receptividade não só dos alunos, mas de seus familiares e da equipe por trás do projeto é algo fundamental. Essa abertura auxilia em seu trabalho, trazendo uma fluidez e um ambiente de respeito e escuta. O carinho de todos, principalmente do Alexandre e da Paula (responsáveis pelo TNL), incentiva a equipe a continuar a fazer o que acredita e a manter um ambiente saudável para todos os envolvidos.
Em sua rotina, os psicólogos estão sempre em troca de experiências, orientações e busca de soluções para os obstáculos enfrentados no dia a dia, mostrando a força do trabalho em equipe e o resultado, que é nítido para quem está de fora e, principalmente, para quem está acompanhando os atletas desde o começo.
“O que percebo são pequenas conquistas no dia a dia, como mudanças de postura durante as competições, decisões mais conscientes,
reações emocionais mais adequadas e uma abertura crescente ao diálogo”.
Além de todo esse processo e trabalho dentro das quadras, Evellyn menciona que isso reflete diretamente na vida social dos atletas, nos estudos e nas suas relações em casa.
“É muito gratificante quando vemos um atleta, que antes chegava tímido, retraído e com dificuldade de se expressar,
começar a se envolver com os encontros, demonstrar comprometimento e confiar no espaço que construímos juntos”.
Evellyn finaliza nossa conversa mencionando o fato de nunca se sentir sozinha dentro do seu trabalho no projeto. A confiança, o respeito e apoio dos outros psicólogos da equipe faz com que o trabalho seja algo saudável e a fortalece dentro da atuação como psicóloga do esporte.
Texto: Mars Mattos
No Comments
Sorry, the comment form is closed at this time.