Projeto Tênis na Lagoa > Blog  > Não é só Tênis  > Não é só tênis: Projeto Tênis na Lagoa conta agora com Equipe de Nutrição

Não é só tênis: Projeto Tênis na Lagoa conta agora com Equipe de Nutrição

Pensando no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes do Tênis na Lagoa, o projeto inicia a partir deste mês o trabalho da Equipe de Nutrição. Ao todo, 7 voluntários vão realizar atendimentos aos alunos do TNL. O objetivo da iniciativa é orientar tanto os responsáveis quanto os alunos na construção de uma alimentação saudável, nutritiva e que não pese no bolso. Para Alexandre Borges, fundador do TNL, a ideia tem tudo para dar certo. “Eu acredito que uma alimentação sadia a um bom custo vai ser megaimportante pra todo o grupo do Projeto. Trazer esse equilíbrio pra garotada vai ser uma grande evolução”, afirma.

Caroline Castro, nutricionista natural de Guarulhos, concorda. A nova voluntária do TNL acredita que o trabalho vá ajudar a desmistificar a relação entre uma boa alimentação e os preços inacessíveis. “Queremos ajudá-los a entender que é possível ter uma alimentação saudável com coisas baratas do cotidiano. O que acontece é que muitas pessoas não sabem a melhor forma de gastar o dinheiro em compras mais eficientes”, diz. Caroline conta ainda que o objetivo inicial da equipe é “empoderar as famílias de maneira que compreendam o valor da mudança da alimentação na qualidade de vida”.

O estudante de Nutrição da Universidade Federal de São Paulo, Tales Cruz, confirma que os beneficiados pelo programa passarão a ter uma visão mais ampla e sadia da nutrição. “Outro benefício é que os alunos saberão como se alimentar antes, durante e após os treinos e competições para que atinjam a melhor performance possível”, completa. Para Alejandra Cardozo, especialista em Nutrição Esportiva, sua maior contribuição será “apontar ferramentas para uma alimentação saudável e adequada aos atletas, além de contribuir para a melhora de desempenho durante os jogos”.

Já Mariana Gonçalves, pós-graduanda em Nutrição Funcional, chama a atenção para mais um benefício do trabalho: a prevenção de doenças. “A contribuição será a longo prazo e não só para um melhor desempenho dos alunos no tênis, mas para uma vida com menos chances de desenvolver doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Por esses fatores, Mariana conta estar ansiosa para o início do trabalho no TNL. “Tenho certeza que será uma troca importante tanto para os alunos quanto para os voluntários. Neste último caso, pessoal e profissionalmente”, diz.

Anna Clara Tavares, natural do Rio de Janeiro, também afirma estar entusiasmada com a entrada no Projeto.  “A expectativa está grande. Meu objetivo é contribuir com amor e ética, agregando valores e conhecimento aos atletas e familiares. Espero que essa experiência seja benéfica para todos”, conta a jovem de 26 anos. Para Luciene de Almeida, nutricionista com pós-graduação em Nutracêuticos, o principal também será a troca de experiências. “Ter uma escuta ativa, perceber a real necessidade de cada família e ajudá-los a criar bons hábitos é o mais importante”, aponta.

Essa relação vai ser possível graças à atividades como bate-papos entre os alunos, suas famílias e os profissionais, além de dinâmicas e atividades educativas. Kelly Santos, pós-graduanda em Nutrição, Metabolismo e Fisiologia do Esporte, conta que neste primeiro momento, serão atendidos apenas os atletas da Equipe de Competição do TNL, mas que a proposta é estender o atendimento a todos os alunos. “Estamos alinhando a melhor forma de dar inicio a essa assistência. A partir do uso de questionários, vamos conseguir entender a realidade de cada aluno e traçar junto com ele e a família a melhor e mais acessível conduta nutricional”, completa.

Laryssa Bach

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Translate »