Projeto Tênis na Lagoa > Blog  > Não é só Tênis  > Não é só tênis: Hélio Sampaio, atleta do TNL, é aprovado para estudar em Portugal com apoio de parceiro do Projeto

Não é só tênis: Hélio Sampaio, atleta do TNL, é aprovado para estudar em Portugal com apoio de parceiro do Projeto

Agora, o estudante lança campanha virtual para viabilizar ida ao país lusitano

Foto: Hélio Sampaio, aluno do Projeto, na quadra do Tênis na Lagoa

Aluno do TNL desde os 12 anos, Hélio Sampaio já teve sua vida transformada pelo Projeto de diversas maneiras. A primeira, com a realização do desejo de aprender a jogar tênis, esporte que é apaixonado desde os 7 anos de idade. Ao saber da existência do Tênis na Lagoa, a família, que na época viva em Maricá, não poupou esforços para que Hélio praticasse o esporte na Cidade Maravilhosa. No início, faziam o trajeto entre os dois municípios de duas a três vezes por semana. Após um ano de longos períodos na estrada, a mudança para o Rio de Janeiro aconteceu.

Depois de 4 anos de Projeto, é possível dizer que o jovem acumulou diversos momentos especiais durante a participação no TNL. Além de ter conquistado torneios em diferentes estados do Brasil e ter conhecido o ídolo do tênis brasileiro, Gustavo Kuerten, Hélio ainda fez sua primeira viagem internacional para treinar na IMG Academy, nos Estados Unidos, graças ao apoio do Tênis na Lagoa. “O esporte transforma vidas e está transformando a minha. Esse período no TNL foi de enorme aprendizado e muitas conquistas. Agora sigo para um novo desafio”, afirma.

Desta vez, a empreitada será em outro continente. Recentemente, o jovem de 18 anos foi aprovado em 26º lugar para estudar no Instituto Politécnico de Coimbra, em Portugal. O curso escolhido por ele foi Profissional de Desporto, que abrange a Educação Física com ênfase na formação de treinadores de atletas de alto rendimento. A previsão para o início das aulas é outubro deste ano. Pela proximidade, Hélio conta que a expectativa está enorme. “É uma oportunidade única. Creio que esse friozinho na barriga se transformará em uma grande realização. Não apenas minha, mas de todos os envolvidos nesse processo”, diz.

Um dos agentes que auxiliaram o atleta nesse período foi a parceira do TNL, Estudar em Portugal. A empresa, com sede em terras lusitanas, realizou uma assessoria gratuita ao aluno. “Eles me ajudaram em praticamente tudo, desde a apresentação dos documentos até o entendimento de como é o cotidiano em Portugal. São pessoas incríveis, de um caráter e paciência sem igual”, afirma Hélio. Fundador do TNL, Alexandre Borges, reafirma o bom trabalho realizado pela empresa. “Não tenho dúvidas de que o Hélio será apenas o primeiro. Essa parceria tem tudo para dar certo e ajudar cada vez mais jovens do Projeto”, completa.

O processo, no entanto, não está finalizado. Alguns processos burocráticos obrigatórios para o andamento da candidatura ainda serão realizados. A questão financeira também não está completamente sanada. Para auxiliar nesse quesito, o jovem lançou uma vaquinha virtual. “As doações serão extremamente importantes para que eu consiga me manter lá neste primeiro ano. Elas serão destinadas aos gastos com acomodação, alimentação, locomoção e anuidade da faculdade”, conta. Para ajudar o jovem a realizar seu sonho, é possível contribuir com qualquer valor clicando aqui ou pelo link: http://vaka.me/2385811

Laryssa Bach

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Translate »