Projeto Tênis na Lagoa > Blog  > Não é só Tênis  > Em sequência, Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde são comemorados em abril

Em sequência, Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde são comemorados em abril

Foto/Arquivo: Alunos do TNL em aquecimento

Datas comemorativas podem ser definidas por diversos motivos. Trazer visibilidade à uma causa, homenagear figuras ou fatos importantes da história e celebrar eventos religiosos, por exemplo, são algumas das opções. Em abril, por coincidência, duas datas vizinhas são responsáveis por promover assuntos que estão diretamente relacionados. Nos dias 6 e 7 são comemorados, respectivamente, o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde.

Não é novidade que a prática regular de atividades físicas é capaz de prevenir doenças crônicas como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares. Suas inúmeras vantagens fizeram com que, em 2002, a Organização Mundial de Saúde definisse 6 de abril como o dia dedicado a promover práticas capazes de movimentar o corpo e trazer bem-estar. A escolha foi inspirada pela ação brasileira Agita São Paulo, hoje Agita Mundo, que promove anualmente a realização de atividades físicas ao ar livre como forma de combate ao sedentarismo.

Já o Dia Mundial da Saúde é bem mais antigo. Criado em 1948, também pela OMS, ele tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação da saúde para uma boa qualidade de vida. Segundo a organização, a definição de saúde vai muito além da ausência de doenças e enfermidades, sendo classificada como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Por conta disso, a cada ano é escolhido um novo tema a ser trabalhado mundialmente pela instituição.

Em 2021, a proposta é dar ênfase à necessidade de construção de um mundo mais justo e, consequentemente, saudável. A Organização Mundial de Saúde destaca que a crise causada pelo Covid-19, por exemplo, deixou em evidência a desigualdade no acesso a serviços de saúde por grupos mais vulneráveis. E afirma que os problemas sociais “podem levar ao sofrimento desnecessário, adoecimento evitável e mortes prematuras”. Além de prejudicar as sociedades e suas economias.

A questão da saúde ao redor do mundo é feita de muitos fatores. No entanto, as soluções também são conhecidas. Não à toa são definidas datas para lembrá-las. A divulgação de informações e a promoção do acesso à práticas saudáveis, principalmente para a população em vulnerabilidade social, é de extrema importância. Por esse e outros motivos, iniciativas como o Tênis na Lagoa se fazem tão necessárias no mundo atual e lutam para continuar fazendo a diferença.

Laryssa Bach

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Translate »