Projeto Tênis na Lagoa > Blog  > Não é só Tênis  > A psicologia esportiva e sua importância na formação de atletas completos

A psicologia esportiva e sua importância na formação de atletas completos

Para ser um atleta completo em qualquer modalidade não basta focar somente nos treinamentos físicos e técnicos do esporte. Variáveis como uma boa alimentação e cuidados com a mente são capazes de influenciar diretamente o desempenho que pode ser alcançado. Pensando nisso, o Tênis na Lagoa iniciou em 2018 uma parceria com voluntários da área de psicologia para realizar o acompanhamento dos alunos.

Atualmente, já são quase 3 anos de trabalho realizado. Alexandre Borges, fundador do TNL, afirma que a ideia surgiu com o objetivo de que os atletas pudessem conversar, desabafar e refletir sobre o que acontece com eles nas quadras e na vida. “O que me chamou mais atenção com o trabalho foi que alguns do grupo começaram a se acalmar, a pensar um pouco mais durante as partidas. O atleta vai evoluindo aos pouquinhos”, diz.

Foto: Reunião virtual da Equipe de Psicologia durante a pandemia

Hélio Sampaio, aluno do TNL há 4 anos, confirma essa evolução. “Considero o acompanhamento importantíssimo. Ele influencia consideravelmente no nosso bem-estar. Não só com a Equipe de Competição, mas com o nosso redor em geral.” Ainda segundo Hélio, a Equipe de Psicologia o auxilia, por exemplo, a lidar melhor com problemas por meio de técnicas como focar em algumas ações, ao invés de tentar maneja-las todas de uma vez.

Esses insights capazes de ajudar no dia a dia são produzidos a partir de atividades realizadas por voluntários como Marcela Laino. Ela explica que são realizados tanto o acompanhamento individual dos atletas quanto o apoio às demandas dos grupos. “Nosso maior foco é oferecer desenvolvimento humano através do esporte, ou seja, propor aos atletas aprendizados de competências de vida – valores e horizontes que possam levar consigo para além da técnica esportiva”, afirma.

Marcela, Psicóloga do Esporte de 27 anos, é parte integrante do Tênis na Lagoa desde 2018. Segundo ela, é realizado um acompanhamento constante da rotina dos atletas que inclui desde a observação de treinos e competições até o interesse em acontecimentos da vida dos alunos de maneira geral. Também são analisados os seus desempenhos em viagens esportivas, qualidade do sono e alimentação, além do desempenho escolar.

Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, as intervenções da Equipe de Psicologia foram adaptadas para o virtual. Como consequência, o time de cinco voluntários que compõe a equipe teve que recorrer a novas formas de análise e auxílio aos alunos. “É um pouco limitador, porque o contato potencializa muito nosso trabalho. Mas fomos nos reinventando e se tornou possível”, conta Marcela.

Foto: voluntários de psicologia do TNL em confraternização com alunos do projeto

A pandemia trouxe ainda, novas preocupações. A Psicóloga do Esporte afirma que “o principal objetivo durante o período foi oferecer suporte psicológico para as(os) atletas e suas famílias passarem pelo período de isolamento – e suas ressonâncias – de maneira mentalmente saudável.” Os novos desafios foram identificados e absorvidos aos poucos pela Equipe, que mesmo de longe, manteve o empenho com o objetivo de manter os benefícios do acompanhamento.

As vantagens não são poucas. Segundo Marcela, os atletas que passam por um acompanhamento psicológico desde o início de suas carreiras esportivas desenvolvem um autoconhecimento mais consolidado. “Nossas atividades ajudam no desenvolvimento e manutenção de relações e vínculos, o que é fundamental para uma vida social saudável”, diz. A melhora na inteligência emocional, nas relações sociais e no bem-estar psicológico aliados ao bom desempenho esportivo são capazes de mudar vidas. Logo, esse é um dos caminhos que o Tênis na Lagoa planeja continuar seguindo.

Laryssa Bach

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Translate »