Projeto Tênis na Lagoa > Blog  > Eventos  > Dia Nacional do Tênis é celebrado no Brasil

Dia Nacional do Tênis é celebrado no Brasil

Há exatos 20 anos, Gustavo Kuerten, maior ídolo da história do tênis brasileiro, acumulava mais uma vitória na carreira. A partida, realizada durante o Masters Cup de Lisboa, deu ao atleta muito mais que uma classificação: levou Guga ao topo do ranking mundial. O posto de número um do mundo foi defendido por 43 semanas consecutivas, marco suficiente para gerar uma avalanche de novos fãs e admiradores do esporte no Brasil.

Por este motivo, em 2015 a Confederação Brasileira de Tênis definiu 3 de dezembro como o Dia Nacional do Tênis. Data que visa estimular a difusão da prática do esporte no país. Durante todo o mês, diferentes entidades são convidadas a abraçar a causa e ajudar a propagar o tênis de diferentes formas. É comum que a CBT sugira a realização de torneios internos, festivais e até partidas de exibição.

Este ano, no entanto, por conta da pandemia de COVID-19, diversos eventos não acontecerão. Para o tricampeão de Roland Garros que deu origem à data, por exemplo, era comum celebrar o aniversário dessa conquista nas quadras da Federação Catarinense, em Florianópolis. “Esse é o momento de dar esse estímulo ao tênis, de motivar as crianças a acreditarem no impossível. É essa persistência que transforma”, disse Guga durante o encontro com a nova geração de fãs em 2019.

Para o Tênis na Lagoa, acreditar na capacidade de transformação do esporte e lutar por ela é realidade durante todo o ano. A paixão pelas quadras de Alexandre Borges, fundador da iniciativa, já impactou cerca de 3.500 crianças e adolescentes do Rio de Janeiro. O objetivo principal, no entanto, está longe de ser considerado concluído. Mais que atletas, o propósito do Tênis na Lagoa é formar campeões na vida. E se depender da equipe do Projeto, quanto mais campeões, melhor.

Laryssa Bach

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Translate »