Projeto Tênis na Lagoa > Blog  > Eventos  > Cancelada por conta da pandemia, Semana Guga Kuerten deixa saudade nos atletas do Tênis na Lagoa

Cancelada por conta da pandemia, Semana Guga Kuerten deixa saudade nos atletas do Tênis na Lagoa

Edição deste ano marcaria a 9ª participação dos alunos do Projeto no evento

 Realizada anualmente em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, a Semana Guga Kuerten não acontecerá em 2020. A organização do evento, que ocorre desde 2009 no mês de outubro, optou por não realizar a edição deste ano por conta da pandemia de COVID-19 no país. Os alunos que representam o Tênis na Lagoa em competições destacaram a importância da Semana, aguardada por eles durante todo o ano.

Fundado por ninguém menos que o tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten, o evento, que tem o objetivo de incentivar novos talentos do tênis no Brasil, é composto por torneios juvenis de diversas modalidades, exposições temáticas com objetos e troféus conquistados por Guga durante sua carreira profissional, além de outras atividades. Com tantas atrações e a possibilidade de contato com o ídolo do tênis brasileiro, é natural que o evento seja esperado por jovens tenistas de todo o país.

É o caso de Gabriel Braz, atleta de 14 anos do Projeto. Seria a primeira participação do adolescente na Copa Guga, um dos torneios que ocorre durante a Semana e conta pontos para os atletas no ranking internacional. “Estava na expectativa. Deve ser um evento bem legal, mas entendo que esse ano não tinha como reunir tanta gente no mesmo lugar. Torço para que ano que vem já esteja tudo normalizado”, diz Gabriel, integrante do Tênis na Lagoa há 1 ano e 8 meses.

É o que também espera Cauã Paulino, de 14 anos, que já participou do torneio uma vez. “Fiquei triste com o cancelamento. Seria provavelmente meu melhor ano na categoria e eu gostaria de ter jogado, mas entendo”, lamenta. Hélio Sampaio, de 16 anos, acredita que o fato da competição ter sido cancelada desanimou bastante os competidores. “Eles se preparam e esperam ansiosos todos os anos pra participar. Ainda mais se tratando de um torneio com contingente sul-americano. Mais que os jogos, o evento em si e o contato com o Guga são muito esperados”, afirma o atleta que participou da edição de 2018.

Foto: Alexandre, Paula e atletas posam ao lado de Guga, na Semana Guga Kurten 2019.

A ansiedade dos jovens não é pra menos. Os que já tiveram a oportunidade de participar do evento contam como a experiência vai muito além do tênis. “Pude assistir aos jogos de tênis em cadeira de rodas, que ocorrem no mesmo clube antes do torneio juvenil. Foi muito bacana porque nós vimos muito o poder de superação daquelas pessoas”, conta Vitória Almeida, de 16 anos. A atleta, que já está há mais de 6 anos no projeto, esteve na competição em duas oportunidades, em 2015 e 2016.

Já Nicholas Azevedo, de 12 anos, destaca a importância do contato com diferentes realidades. “Gostei bastante da variedade de pessoas lá. Cheguei a fazer dupla com um garoto do interior de São Paulo, mas tinha gente até do México, da Argentina e de outros países”, afirma.  O evento também proporciona encontros que ficam na memória. “Na Copa Guga joguei contra o Pedro Chabalgoity que era o melhor tenista do mundo na minha categoria. Ainda conheci o Guga, que assinou minha camiseta do Projeto. Foi incrível”, conta o atleta que participou da edição de 2018.

Para Antônio Vitor, que já participou três vezes da Semana, a memória mais especial também foi o encontro com o ídolo. “Uma experiência que me marcou muito foi quando o próprio Guga veio falar comigo no meu primeiro ano no evento. Ele estava passando pela minha quadra e tinha muita gente em volta dele pedindo foto, mas assim que a partida terminou ele simplesmente veio falar comigo e meu adversário!”, conta o atleta de 13 anos.

A grande variedade de experiências, o convívio com pessoas de diferentes locais e o encontro com o ídolo tricampeão de Roland Garros certamente deixarão saudade em jovens de todo o país em 2020. Mas as memórias, os valores aprendidos, a expectativa de fazer parte da próxima edição e a esperança de um próximo ano melhor serão sempre bem maiores que a COVID-19.

Laryssa Bach

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Translate »