Projeto Tênis na Lagoa > Blog  > Não é só Tênis  > Parceria abre portas para alunos do TNL estudarem em Portugal

Parceria abre portas para alunos do TNL estudarem em Portugal

Não é novidade que o Projeto Tênis na Lagoa acredita no potencial do esporte como agente de transformação e inclusão social. Através da prática esportiva, nossos alunos podem desenvolver habilidades sociais, para além das técnicas. Mas o processo de formação das crianças depende de um conjunto de fatores, sendo provavelmente o principal deles a educação. Pensando nisso, o Tênis na Lagoa e o Estudar em Portugal firmaram uma parceria que visa auxiliar os alunos do TNL que tenham interesse em cursar faculdade em terras lusitanas.

Essa parceria se dá no oferecimento de pelo menos uma assessoria gratuita por ano. Por meio das notas no ENEM, é possível que os alunos tenham acesso ao ensino superior português. A prática é possível graças ao Concurso do Estudante Internacional, e auxiliar nesse processo é o principal papel da empresa que agora é parceira do TNL. “Não temos como dispor um número ilimitado de vagas, mas conseguimos atender de 1 a 3 alunos do Projeto por ano. É um prazer enorme!”, conta Luis Gouveia, gestor do Projeto Estudar em Portugal.

Foto: alunos do projeto Estudar em Portugal

Luis vive em Portugal, mas é do Rio de Janeiro. Se formou na UFRJ e foi professor do ensino médio em Cabo Frio por vários anos antes de se mudar para o país lusitano. Pai de dois filhos tenistas, campeões portugueses de duplas, ele conta que a ideia de criar o Estudar em Portugal surgiu justamente a partir da procura por oportunidades de intercâmbios para os filhos. “O Estudar em Portugal é um projeto que nasceu há seis anos atrás, primeiro de um curso de empreendedorismo do governo português e depois alocado no Politécnico de Coimbra. Quem idealizou foi a minha esposa”, conta.

Também foi através do tênis que Luis conheceu o TNL, enquanto os filhos ainda competiam no Brasil. Fundador do Tênis na Lagoa, Alexandre Borges acabou se tornando um amigo. A partir dessa amizade, surgiu a ideia de firmar a parceria entre os dois projetos. “Ao longo do período em que meus filhos jogavam no Brasil, o Alexandre sempre foi um parceiro a nível estratégico, colaborador no sentido de dar sugestões. Aprendi muito com ele. Também devo muito do sucesso dos meus filhos ao tênis, então essa parceria foi uma forma de retribuir ao esporte e ajudar”, explica Luis.

Atualmente, dois alunos do TNL são assessorados pelo Estudar em Portugal, Hélio Sampaio e Maria Eduarda. Embora não seja um processo tão simples, os dois têm boas chances de conseguir estudar do outro lado do oceano. “No caso do Hélio o processo está bem encaminhado. Ele quer muito e acredito que vá conseguir a pontuação necessária para fazer o curso de treinador em Coimbra. Já a Eduarda adiou para o próximo ano, acho que motivada pela pandemia”, explica o gestor do Projeto.

Foto: Luis Gouveia mantém o contato com o tênis, dando aula de iniciação para crianças

Por serem brasileiros, os dois podem concorrer até 25% das vagas de graduação, destinadas à estudantes internacionais. Mas para isso precisam alcançar a pontuação necessária para os cursos que escolheram. Para estudantes com cidadania europeia, existe a possibilidade de concorrer aos 75% das vagas restantes. Nesse caso é preciso fazer o vestibular português, chamado Exame Nacional. Embora ao disputar por mais vagas as chances possam aumentar, a prova pode ser um complicador para aqueles que não tem acesso a uma equipe de professores como a do Estudar em Portugal.

Sobre isso, Luis explica que há uma grande diferença do ensino médio no Brasil e em Portugal. “É fácil perceber comparando o ENEM ao Exame Nacional. Enquanto o primeiro é uma prova multidisciplinar, o Exame Nacional envolve apenas as matérias específicas de cada curso. No Brasil, um estudante que quer fazer engenharia, por exemplo, acaba “gastando” tempo com aulas de filosofia, história e geografia…por isso a discrepância é enorme”, diz.

Pensando no futuro, Luis conta que a ideia é ampliar horizontes e manter a parceria com o Tênis na Lagoa por muitos anos. “O Estudar em Portugal tem crescido e expandido as operações para outros países. Já em relação ao TNL, enquanto mantiverem o trabalho que fazem em relação ao compromisso social e formação de caráter das crianças, podem contar com a gente”, diz. “Sou professor por natureza e acredito que educação é o único caminho real para as pessoas mudarem de vida. O tênis ajuda muito nisso, talvez seja o esporte mais disciplinador em termos de treinamento e conduta ética”, completa.

Fundador do TNL, Alexandre Borges também acredita no sucesso da parceria: “o Estudar em Portugal oferece um apoio muito bom aos jovens que querem estudar lá. Não tenho dúvidas de que o Hélio será apenas o primeiro, essa parceria tem tudo para dar certo e ajudar cada vez mais crianças do Tênis na Lagoa.”

Gregorio Csbm

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Translate »