Projeto Tênis na Lagoa > Blog  > Eventos  > Dia do Tenista: conheça alguns dos maiores nomes do esporte no Brasil

Dia do Tenista: conheça alguns dos maiores nomes do esporte no Brasil

O Dia do Tenista no Brasil é comemorado em 9 de junho. Segundo a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), há cerca de 2 milhões deles no país. Destes, mais de 33 mil jogadores são registrados. Os números podem ser considerados pequenos em relação a outros esportes mais populares por aqui, como o futebol, por exemplo. No entanto, engana-se quem pensa que o país carece de grandes nomes no tênis. Seja no masculino ou feminino, é possível encontrar ídolos que representaram bem a bandeira brasileira ao redor do mundo.

Maria Esther Andion Bueno é uma dessas pessoas. Eleita a melhor tenista latino-americana do século XX, ela entrou para a história de diversas maneiras. Maria Bueno, como é conhecida no exterior, foi a primeira mulher a conquistar o Grand Slam de tênis. Também foi uma das raras tenistas a conquistar títulos em três décadas diferentes, 1950, 1960 e 1970. Ao todo, colecionou 589 títulos internacionais em sua carreira. Seu nome consta, ainda, no Livro dos Recordes, por ter vencido, em apenas 19 minutos, a final do US Open de 1964.

Nos anos de 1959, 1960 e 1964 não teve concorrência capaz de bater a paulista. Conhecida como “A Bailarina do Tênis” por conta da elegância do estilo de jogo, Maria Bueno foi considerada a melhor do mundo pela Federação Internacional durante esses três anos. Mas ela não foi o único expoente feminino do tênis brasileiro. Niege Dias, que atuou na década de 1980, por exemplo, também foi bem sucedida entre as mulheres. Natural de Porto Alegre, Niege chegou a ocupar a 31ª posição no ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA) em 1988, chegando a avançar até a terceira rodada de Roland Garros no ano seguinte.

Já no masculino, nomes como Thomaz Koch e Gustavo Kuerten são destaques. Os dois são responsáveis pelos maiores números de vitórias em Grand Slams por brasileiros. 41 e 65, respectivamente. O primeiro, também de Porto Alegre, chegou à 24ª posição do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) entre as décadas de 1960 e 1970. Foi campeão do Grand Slam francês nas duplas mistas, em 1975. Na Copa Davis, foi uma lenda. O principal representante brasileiro no evento continua definido, até os dias de hoje, como o oitavo maior vencedor do torneio.

Gustavo Kuerten também foi mestre em bater marcas importantes. Em 2000, chegou ao posto de número um do mundo, primeiro tenista latino-americano a conquistar tal feito. Considerado o maior nome do tênis masculino na história do Brasil, Guga foi condecorado com uma posição no Hall da Fama da ATP, nos Estados Unidos. Entre suas conquistas mais icônicas está o tricampeonato de Roland Garros, torneio que venceu em 1997, 2000 e 2001. Durante os Jogos Olímpicos de Verão de 2016, no Rio de Janeiro, o catarinense foi convidado especial na cerimônia de abertura, relembrando ao mundo a força e importância dos tenistas brasileiros para o esporte.

Laryssa Bach

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Translate »