Projeto Tênis na Lagoa > Blog  > Não é só Tênis  > Voluntários de psicologia exploram a criatividade dos atletas do TNL

Voluntários de psicologia exploram a criatividade dos atletas do TNL

Não é segredo que a pandemia de Covid-19 tem alterado não só a rotina, mas principalmente a motivação e a saúde mental da população. Para se ter uma ideia, dados do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro apontam um aumento de 300% na procura por acompanhamento psicológico no último ano. Pensando nisso, a Equipe de Psicologia do projeto foi em busca de ideias para driblar o isolamento social recomendado ao redor do mundo.

Foto: Cartões Pop-Up desenvolvidos pelos atletas e voluntários do TNL

Como resultado, foi iniciada este mês uma série de encontros virtuais para explorar o desenvolvimento criativo dos alunos. A ideia é renovar o ânimo dos atletas. Gabriel Nudi, integrante da Equipe de Psicologia, afirma que a pandemia dificultou esse processo.“Queríamos resgatar a capacidade do TNL de fazer os atletas se divertirem, conversarem, brincarem, pertencerem. Essa proposta vem para resgatar essa espontaneidade e leveza nas atividades”, diz.

Oficina de Origami, aulas de criação de Cartões em Pop-Up, Música e Edição de Vídeo são só algumas das atividades exploradas até o momento. E os encontros não vão parar por aí. A equipe já está se programando para em breve realizar um Show de Talentos Virtual. Até lá, as atividades semanais serão mantidas para que os alunos possam desenvolver seu lado mais criativo.

Mas engana-se quem pensa que o objetivo do evento é meramente o divertimento. De acordo com Marcela Laino, também psicóloga do projeto, “a criatividade é uma habilidade psicológica muito vantajosa para o esporte porque ela ajuda a desenvolver caminhos alternativos para a resolução de problemas e a ressignificar situações, ao considerar os diversos lados de uma mesma experiência”. E é justamente por meio de ações interdisciplinares que o TNL acredita ser a melhor forma de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos.

Foto: Encontro virtual promovido pela equipe de psicologia com os atletas do projeto

O tom descontraído dos encontros parece vencer aos poucos a barreira da inibição e a participação dos atletas têm aumentado semanalmente. A expectativa é que até o Show de Talentos todos deixem a vergonha de lado e participem!

Gregorio Csbm

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Translate »